Prefeitura da região sisaleira vai apreender animais de médio e grande porte soltos em ruas

Após Serrinha, a prefeitura de Barrocas, também localizada na região sisaleira, implementará multas para proprietários que permitirem que animais de médio e grande porte, como bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos, circulem livremente em vias públicas. As penalidades podem chegar a R$ 1,5 mil, além da perda do direito de resgate dos animais apreendidos. Ao contrário da medida adotada em Serrinha, o decreto de Barrocas não autoriza o abate dos animais.
O decreto municipal, publicado na última sexta-feira (28), justifica a medida com o "crescente número de animais soltos ou abandonados nas vias", situação que tem causado transtornos, dificultado a circulação de veículos e colocado em risco pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas tanto na área urbana quanto rural do município. A presença desses animais também tem causado danos a jardins e praças municipais.
Assinada pelo prefeito Almir de Maciel (PT), a nova legislação também prevê a realização de campanhas educativas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter os animais em locais adequados.
Caso os tutores não resgatem os animais apreendidos no prazo de uma semana, eles serão destinados à doação onerosa, modalidade em que o donatário deve oferecer uma contraprestação em troca do bem recebido. Os recursos obtidos com essas doações serão direcionados para o financiamento de políticas públicas voltadas para a causa animal.