Operação Kariri: Justiça condena 6 pessoas por organização criminosa e lavagem de dinheiro

Publicado em 02/04/2025 às 09:47:48
Operação Kariri: Justiça condena 6 pessoas por organização criminosa e lavagem de dinheiro

Em Feira de Santana, seis pessoas denunciadas na Operação Kariri foram condenadas pela Justiça da Bahia por organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os réus, membros de um grupo familiar com atuação de décadas na região, abasteciam o mercado local de drogas e lavavam o dinheiro obtido com a compra de imóveis de luxo e fazendas.

A decisão da 3ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana determinou ainda o confisco de bens avaliados em até R$ 50 milhões, incluindo 11 imóveis, 15 veículos e mais de 500 cabeças de gado.

As penas variam de cinco a 16 anos de prisão. Niedja Maria de Lima Souza Umbuzeiro e sua filha, Larissa Gabriela Lima Umbuzeiro, foram sentenciadas às maiores penas, de 16 anos e seis meses de reclusão. Ambas foram identificadas como líderes do núcleo financeiro da organização, responsáveis pela gestão dos ativos ilícitos e pela coordenação da lavagem de dinheiro. Clênia Maria Lima Bernardes, Paulo Victor Bezerra Lima, Gabriela Raizila Lima de Souza e Robélia Rezende de Souza também foram condenados.

As investigações do Ministério Público da Bahia (MP-BA) revelaram que o grupo utilizava laranjas para ocultar a propriedade de bens e movimentar dinheiro, além de praticar o plantio de maconha. A sentença se baseou em informações policiais, relatórios de inteligência financeira, interceptações telefônicas, documentos de transações imobiliárias e bancárias, e depoimentos. Os condenados poderão recorrer da decisão em liberdade.