NBB volta a ter chancela da CBB após acordo entre entidades

Em um marco para o basquete brasileiro, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) selaram um acordo que restabelece a chancela de campeonato nacional ao Novo Basquete Brasil (NBB), organizado pela LNB. A partir da próxima temporada, o NBB retoma seu status de principal liga profissional do país e voltará a qualificar equipes para competições internacionais de prestígio, como a Champions League Américas e a Liga Sul-Americana.
A decisão, que entra em vigor na próxima temporada, foi mediada pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) e põe fim a um período de divergências entre as entidades. O acordo de governança também define que a CBB assumirá a organização da Copa do Brasil de Basquete (Supercopa), evento que marcará o início da temporada.
A CBB e a LNB estavam em conflito desde junho de 2023, quando o NBB perdeu o reconhecimento da Confederação e seu status de torneio nacional oficial. A crise teve origem em uma ação judicial movida pela LNB contra a CBB na justiça comum, considerada pela Confederação como uma violação contratual.
"Este é um novo capítulo para o basquete nacional. Juntos, e com o apoio da FIBA, alcançamos entendimentos que trarão benefícios para a modalidade e para todo o seu universo. Trabalharemos em conjunto para garantir que a história do basquete continue a ser vitoriosa, promovendo o desenvolvimento em todas as áreas", declarou Marcelo Sousa, presidente da CBB.