Mãe de Camila Pitanga deixou TV por saúde mental; quem é Vera Manhães

Discreta desde que se afastou da atuação nos anos 80, Vera Manhães, hoje com 74 anos, é mais conhecida como mãe dos atores Camila Pitanga, 47, e Rocco Pitanga, 44. Nascida em 1951, sua trajetória artística é multifacetada: antes de se dedicar à interpretação, foi dançarina, miss e modelo, chegando a desfilar para a grife francesa Pierre Cardin.
Sua estreia como atriz aconteceu em 1970, no filme "A Moreninha", e logo vieram outros trabalhos no cinema, como "O Barão Otelo no Barato dos Bilhões", "Quando o Carnaval Chegar" (1972) e "A Nudez de Alexandra" (1976). Na televisão, participou de novelas da TV Globo como "O Cafona" (1971), "Bandeira 2" (1971), "O Bofe" (1972) e "Jerônimo, o Herói do Sertão".
Apesar do talento e beleza, Vera enfrentou obstáculos na carreira. Em 1975, uma reportagem da Revista Amiga revelou que ela teria sido "desprezada" pela TV Globo, com declarações de Boni, então superintendente de produção e programação da emissora, questionando seu físico e talento para determinados papéis. Na época, Vera lamentou a falta de oportunidades e a frequente escalação para papéis secundários.
Após a frustração na Globo, Vera foi contratada pela TV Tupi para atuar em "Ovelha Negra" (1975). Posteriormente, retornou à Globo, onde atuou em "Marron Glacê" (1979), "O Homem Proibido" (1982) e "Roque Santeiro" (1985), sua última novela antes de se afastar da profissão.
Em 1975, Vera se casou com Antônio Pitanga, com quem teve Camila e Rocco. O divórcio ocorreu em 1986, e o ator ficou com a guarda dos filhos. Anos depois, Vera foi diagnosticada com transtorno de personalidade paranoide, condição que a filha Camila Pitanga revelou ter tornado o convívio desafiador durante sua infância e adolescência. Atualmente, Camila se dedica aos cuidados da mãe, descrevendo a relação como um momento de "auge do afeto, da troca e do contato".

