Ex-vereador, Amadeu dos Santos Silva, é preso em Juazeiro por descumprimento de condições do regime semiaberto

Publicado em 11/04/2025 às 11:28:45
Ex-vereador, Amadeu dos Santos Silva, é preso em Juazeiro por descumprimento de condições do regime semiaberto

O ex-vereador Amadeu do Santos Silva, que cumpria pena em regime semiaberto com tornozeleira eletrônica, teve sua pena regredida para o regime fechado por decisão da Justiça, atendendo a um pedido do Ministério Público da Bahia (MPBA). A prisão ocorreu em Juazeiro, Bahia, na quarta-feira (9), em decorrência da segunda fase da Operação Astreia, que investiga uma organização criminosa de tráfico de drogas na região desde 2023.

A regressão da pena foi motivada por diversas violações das condições impostas para o uso da tornozeleira, conforme relatório do Gaeco Norte. Segundo os promotores, o ex-parlamentar não cumpria as exigências do regime semiaberto, permanecendo no local de trabalho por curtos períodos e sendo frequentemente encontrado em locais não autorizados, como a Câmara de Vereadores de Juazeiro, onde já exerceu mandato e sua irmã é vereadora.

O juiz Roberto Paranhos Nascimento ressaltou na sentença que o ex-vereador apenas registrava presença no trabalho, sem exercer atividade laboral efetiva. A prisão foi realizada com o apoio da Seap, do Juízo de Execuções Penais de Juazeiro, da Polícia Federal, do Comando de Policiamento da Região Norte e da Cipe Caatinga.

Até o momento, a defesa do ex-vereador não se manifestou sobre a nova determinação de prisão, conforme informações da RedeGN.