Levantamento mostra taxas baixas na aplicação da 2ª dose da vacina de Sarampo no Brasil

Publicado em 26/03/2025 às 18:23:47
Levantamento mostra taxas baixas na aplicação da 2ª dose da vacina de Sarampo no Brasil

Um levantamento do Instituto Questão de Ciência (IQC), obtido pelo jornal O Globo com dados do Ministério da Saúde, revela que a cobertura da segunda dose da vacina contra o sarampo no Brasil está abaixo do esperado. Em 2023, a taxa foi de 66,7%, enquanto em 2024 atingiu 79,7%, ambas inferiores à meta de 95% estabelecida pelas autoridades de saúde.

A vacinação contra o sarampo é recomendada para crianças a partir de 1 ano de idade, com a primeira dose da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. A segunda dose deve ser administrada aos 1 ano e 3 meses, podendo ser utilizada tanto a tríplice viral quanto a tetravalente, que adiciona proteção contra a varicela.

O alerta sobre a cobertura vacinal ocorre em um momento em que o Brasil registra quatro casos confirmados de sarampo: três no Rio de Janeiro e um no Distrito Federal. A preocupação com a doença também aumentou após um crescimento no número de casos nos Estados Unidos, o que acendeu o sinal de alerta entre especialistas.