Kleber Rosa discute autoria do trio elétrico em live com família de Dodô

Publicado em 03/04/2025 às 23:11:47
Kleber Rosa discute autoria do trio elétrico em live com família de Dodô

Em uma transmissão ao vivo na noite de quinta-feira (3), o ativista Kléber Rosa promoveu um debate sobre a controversa autoria da criação do trio elétrico e da guitarra baiana, temas que permeiam a história da música baiana há anos.

A live contou com a participação de Carlinhos de Dodô, neto de Dodô, que reiterou a versão de que seu avô foi o único idealizador do trio elétrico. A declaração contesta a narrativa histórica tradicional, que credita a invenção a Dodô e Osmar Macêdo em parceria. A família de Dodô busca esclarecer a história desde que solicitou a mudança do nome do Circuito Dodô no Carnaval de 2025.

De acordo com Carlinhos, a história teria sido distorcida após a morte de Dodô. "Após a morte dele, o discurso mudou. Dodô passou a ser a terceira pessoa do plural, 'eles inventaram'. Não foi um experimento coletivo científico, mas sim unilateral. Em meu Instagram, há um depoimento do próprio Osmar Macêdo dando os créditos a Dodô, além do relato de Orlando Tapajós, que afirma ter recebido o primeiro trio elétrico de Dodô", declarou.

Kléber Rosa comentou ainda sobre a importância da representatividade na história: "Quando falamos da imagem Dodô e Osmar, que parece indissociável, a imagem que vem à cabeça é a de Osmar e sua família. A imagem de Dodô é desconhecida para muitos. Não podemos ignorar que se trata de uma dupla formada por um homem branco e um homem negro, um aspecto que merece ser considerado".