Após mudar a estratégia para pautar a anistia de 8 de janeiro, líder do PL declara já ter 165 votos a favor

Publicado em 04/04/2025 às 00:05:48
Após mudar a estratégia para pautar a anistia de 8 de janeiro, líder do PL declara já ter 165 votos a favor

O líder do Partido Liberal na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta quinta-feira (3) possuir o apoio de 165 deputados para a tramitação em regime de urgência de um projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. No entanto, o regimento interno da Casa exige o apoio de, no mínimo, 257 parlamentares para aprovar tal urgência.

De acordo com Cavalcante, o presidente da Câmara, Hugo Motta, solicitou aos líderes partidários que, por ora, não formalizem o apoio ao requerimento.

O líder do PL explicou que, com exceção do PL e do Novo, os demais líderes aguardam o aval de Motta para assinar o requerimento. Segundo Cavalcante, Motta está alinhando procedimentos e comunicando suas decisões, o que motivou o pedido para que os líderes aguardassem, impedindo a inclusão do tema na pauta da reunião de líderes desta quinta-feira.

Cavalcante informou que, a partir da próxima semana, intensificará as articulações, promovendo reuniões com diversas bancadas para angariar novas assinaturas.

Apesar de respeitar a decisão de Motta, Sóstenes Cavalcante reafirmou que a anistia é uma prioridade para o PL. "Mudamos a estratégia para demonstrar nosso respeito e consideração pelo presidente Hugo Motta e pela dificuldade da posição que ocupa. Mas não abriremos mão da anistia sob nenhuma circunstância", enfatizou o parlamentar.