VÍDEO: Torcedor do Talleres faz gesto racista contra torcida do São Paulo na Libertadores

Um torcedor do Talleres foi flagrado cometendo atos racistas durante o jogo contra o São Paulo, válido pela Copa Libertadores, na última quarta-feira (2), no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, Argentina. As imagens, que mostram o indivíduo imitando um macaco, foram registradas por um torcedor do São Paulo e divulgadas pelo jornalista Gabriel Sá, do portal Arquibancada Tricolor.
O incidente ocorre em um momento de pressão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por punições mais rigorosas para casos de racismo no futebol sul-americano. Em março, a CBF enviou um ofício à Conmebol criticando a postura da entidade em relação a esses casos e exigindo mudanças no Código Disciplinar.
No documento, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, classificou como "inócua, ineficaz e insuficiente" a punição aplicada ao Cerro Porteño após atos racistas contra jogadores do Palmeiras na Libertadores Sub-20. A CBF ressaltou que é a primeira entidade a prever perda de pontos e outras sanções esportivas para clubes envolvidos em casos de racismo. A CBF defende que a Conmebol adote o Protocolo Antirracismo da FIFA e aumente as penalidades para coibir esses comportamentos em suas competições.
No aspecto esportivo, o São Paulo venceu o Talleres por 2 a 0, assumindo a liderança do grupo ao lado do Libertad. Allianza Lima e Talleres ocupam as posições seguintes.
Torcedor do Talleres fazendo gestos racistas em direção aos torcedores do São Paulo.
???? @OGabrielSa pic.twitter.com/2t319WdONP
— Somos São Paulinos (@somosaopaulinos) April 3, 2025