ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA

TJ-BA adota Múltiplo Fator de Autenticação para acesso aos sistemas judiciais sensíveis

Publicado em 15/05/2024 às 12:39:51
TJ-BA adota Múltiplo Fator de Autenticação para acesso aos sistemas judiciais sensíveis

Para reforçar a segurança das informações e dos sistemas, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) adotou o Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) como requisito funcional para acesso a sistemas judiciais sensíveis. O Núcleo de Segurança da Informação da Corte informa que a medida atende à portaria da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece prazo de 90 dias para que todos os órgãos do Poder Judiciário brasileiro, com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF), implementem a ferramenta. 

 
De acordo com o TJ-BA, a implantação do MFA é medida essencial para proteger os sistemas contra ameaças cibernéticas e garantir a integridade e a confidencialidade das informações judiciais. 
 
O uso de MFA é obrigatório para todos os usuários, internos e externos. A sua habilitação é mandatória, não sendo possível optar por não o utilizar. 
 
O tribunal destaca que será realizado monitoramento contínuo da eficácia das medidas de MFA. Processos de revisão regulares serão adotados para garantir a atualização e o aprimoramento das políticas de MFA, conforme as evoluções tecnológicas e as novas ameaças de segurança cibernética. 
 
Também serão desenvolvidas ações periódicas de capacitação e conscientização para todos os usuários, visando ao uso seguro e eficaz do MFA. 
 
COMO FUNCIONA
Para habilitar, será utilizado o aplicativo Microsoft Authenticator no aparelho móvel (smartphone ou tablet), que adiciona uma camada extra de segurança ao processo de login e e-mail. 
 
Veja o passo a passo:

Instalação: primeiro, você instala o aplicativo Microsoft Authenticator no seu smartphone ou tablet, disponível tanto para Android quanto para iOS. 

Configuração: ao configurar uma conta para MFA, você escaneia um código QR fornecido pelo serviço que deseja proteger.

Login: quando você entrar na sua conta, além de inserir sua senha, o serviço pedirá um segundo fator de autenticação. Para isso, você deve abrir o aplicativo Microsoft Authenticator, que gerará um código de segurança temporário e único. 

Verificação: você insere o código gerado pelo aplicativo na tela de login para completar o processo de autenticação. Como os códigos mudam a cada segundo, eles são difíceis de serem roubados ou replicados. 

 
Clique aqui e acesse o manual para habilitar o MFA no aparelho móvel.

ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA
Eduardo Spek - Engenheiro de Software