Suplementos alimentares com ora -pro-nóbis são proibidos pela Anvisa no Brasil; entenda

Publicado em 03/04/2025 às 13:53:48
Suplementos alimentares com ora -pro-nóbis são proibidos pela Anvisa no Brasil; entenda

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em todo o território nacional, a fabricação, comercialização, distribuição e propaganda de suplementos alimentares que contenham ora-pro-nóbis. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (03), também determina o recolhimento dos produtos já disponíveis no mercado.

A Anvisa reforçou a importância de os consumidores verificarem se os suplementos alimentares possuem aprovação do órgão e se estão em conformidade com as normas sanitárias. A agência orienta a não consumir produtos que não atendam a esses requisitos e a verificar se os registros estão de acordo com a legislação vigente.

A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma planta trepadeira, cactácea e perene, originária do continente americano. Considerada um alimento não convencional, a planta é utilizada na gastronomia, com suas folhas sendo incorporadas em pratos e bebidas. Os suplementos à base de ora-pro-nóbis são frequentemente comercializados como produtos naturais, ricos em proteínas e fibras.