Sesab lança programa de pesquisas do SUS na Bahia; ação visa apresentar contribuições para a saúde pública

O Sistema Único de Saúde (SUS) depende diretamente dos avanços da ciência, e o investimento em pesquisa é fundamental para o seu fortalecimento. A declaração foi feita por Paulo Barbosa, subsecretário da Saúde do Estado, durante o lançamento da 8ª edição do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) na Bahia.
Barbosa, representando a secretária Roberta Santana, ressaltou o compromisso do estado em fortalecer tanto a pesquisa quanto o SUS. Nesta edição, o projeto contará com um aporte financeiro recorde de R$ 10 milhões.
O PPSUS, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tem como objetivo principal fomentar pesquisas que contribuam para a melhoria da saúde pública, impulsionando o SUS através da produção de conhecimento e inovação.
Desde a sua primeira edição em 2004, a Bahia participa do PPSUS e já apoiou mais de 300 projetos de pesquisa, totalizando um investimento de R$ 26 milhões. Cerca de 26 produtos dessas pesquisas já foram incorporados ao SUS. O subsecretário Barbosa destacou a importância do projeto, consolidado como política de estado.
Handerson Leite, diretor geral da Fapesb, expressou sua satisfação com o lançamento do PPSUS, um programa de grande relevância para a Bahia e para o Brasil. Ele também anunciou a negociação do PPSUS de inovação, que destinará recursos para projetos já desenvolvidos, mas que ainda não se tornaram produtos.
Luiz Henrique d'Utra, superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde da Sesab, celebrou o momento e reforçou a importância de investir em pesquisa. Ele também informou sobre a aprovação de uma proposta para instalação de farmácia clínica nos hospitais de gestão própria da Sesab, citando pesquisas que comprovam a redução do tempo de internação em dois dias com essa medida.
O evento contou com a presença de membros das Comissões Locais de Pesquisa, dos Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, representantes da comunidade acadêmica e científica, incluindo reitores, pró-reitores, diretores de departamentos e pesquisadores, além de profissionais da Sesab.