Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa

Sesab define que Santa Casa de Ruy Barbosa vai gerir Hospital Metropolitano; saiba detalhes

Publicado em 23/05/2024 às 22:32:39
Sesab define que Santa Casa de Ruy Barbosa vai gerir Hospital Metropolitano; saiba detalhes

A novela sobre a definição de qual organização ficará responsável pela administração do Hospital Metropolitano, que fica em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), chegou ao fim. A Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa (SCMRB) recebeu nota 58,90 da Comissão Julgadora da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e vai gerir o equipamento pelos próximos 60 meses (5 anos).

 

LEIA TAMBÉM:

Cinco empresas são aprovadas em primeira análise da Sesab para administrar Hospital Metropolitano
Sesab estuda adotar PPP no Hospital Metropolitano para deixar contratos emergenciais

 

As informações constam no Diário Oficial do Estado (DOE). O valor total do contrato firmado será de R$ 669.174.213,74 e deve ser assinado em até 30 dias, de acordo com a Sesab. No entanto, a pasta não informou se o valor a ser empenhado pelo Governo do Estado será pago à vista ou ao longo dos 5 anos.

 

A Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa (SCMRB) já havia recebido a maior nota (56,90 pontos) na avaliação anterior da comissão, dentre as cinco organizações que estavam concorrendo para administrar a unidade hospitalar

 

A empresa ficou à frente do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação à Saúde (INTS) que geriu a unidade de saúde de forma emergencial e temporária até o mês de dezembro do ano passado.

 

O INTS havia assumido a administração do Hospital Metropolitano em maio, após a Associação Obras Assistenciais Irmã Dulce (Osid), que também participou da licitação,  encerrar o contrato. Além destes, a Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Ubaíra - S3 Gestão em Saúde - e a Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (Abeas) também concorreram à gestão do Hospital Metropolitano, mas ficaram pelo caminho.

 

TENTATIVA E ERRO

A definição sobre a gestão do Hospital Metropolitano se arrasta há algum tempo e o atual processo licitatório é mais uma das tentativas da Sesab em encontrar a organização para gerir de forma oficial a unidade de saúde. Desde abril de 2021 foi iniciada uma tentativa de conceder a administração para a iniciativa privada.

 

Na oportunidade, o Governo do Estado publicou um edital que projetava a implantação, gestão, operação e ampliação do Metropolitano por vinte anos, porém nenhuma empresa apresentou interesse no serviço. Depois desta ocasião, mais três tentativas ainda chegaram a ser feitas, mas também não tiveram sucesso.

Eduardo Spek - Engenheiro de Software
Eduardo Spek - Engenheiro de Software