ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA

Prótese pode corrigir deformidades, reduzir e eliminar dor crônica no joelho, diz especialista

Publicado em 16/08/2024 às 16:10:27
Prótese pode corrigir deformidades, reduzir e eliminar dor crônica no joelho, diz especialista

Casos de dor ou problemas no joelho podem ser tratados e minimizados com a colocação de uma prótese. Segundo o médico ortopedista, José Carlos Fonseca, a estratégia contribui com o tratamento da condição e auxilia na melhora da qualidade de vida dos pacientes, que sofrem do processo degenerativo das articulações. Em entrevista ao NotaBaiana, o especialista , explicou que o procedimento ajuda no alívio da dor, na correção de deformidades e melhora na mobilidade.

“ [A prótese de joelho] auxilia no alívio da Dor, redução significativa ou eliminação da dor crônica no joelho; melhoria da mobilidade - aumento da capacidade de realizar atividades diárias e exercícios; na correção de deformidades; realinhamento do joelho para uma posição mais natural; melhoria da qualidade de vida; aumento da independência e da capacidade de participar de atividades sociais e recreativas”, disse Fonseca.

Segundo o médico, a colocação do item é recomendada em situações de desgaste na cartilagem do joelho, inflamação crônica, lesão grave, falha em tratamentos de procedimentos, entre outros.

“A colocação de uma prótese de joelho, também conhecida como artroplastia total de joelho, é recomendada principalmente nos casos de osteoartrite avançada - quando a cartilagem do joelho está severamente desgastada, causando dor intensa e limitação de movimento; artrite Reumatoide, inflamação crônica que pode danificar a articulação do joelho; artrite pós-traumática: danos à articulação do joelho devido a uma lesão grave”, afirmou José Carlos.

Além disso, joelhos com deformidades e tratamentos cirúrgicos não executados de uma forma correta também são casos de necessidade da colocação de uma prótese.

“Deformidades do joelho como joelho valgo (joelho em "X") ou joelho varo (joelho arqueado) que causam dor e dificuldade de movimento; falha de tratamentos conservadores, quando tratamentos não cirúrgicos, como medicamentos, fisioterapia e injeções, não proporcionam alívio adequado da dor”, observou.

De acordo com o ortopedista, não há uma idade específica para que seja feita a implantação dessas próteses.

“Não há uma idade específica para a colocação de uma prótese de joelho. A decisão é baseada na gravidade dos sintomas e na qualidade de vida do paciente. No entanto, a maioria dos pacientes que passam por essa cirurgia tem entre 60 e 80 anos. Pacientes mais jovens podem ser considerados para a cirurgia se tiverem condições graves que não respondem a outros tratamentos”, contou o profissional.

PROCEDIMENTO E RISCOS

O médico explicou ainda como o procedimento é realizado nos hospitais, no pré-operatório e também após a cirurgia.

“A incisão é fechada com suturas ou grampos. E minha equipe, particularmente, fecha com sutura de cirurgia plástica com pontos intradérmicos (sem pontos externos). O paciente é monitorado e começa a fisioterapia para recuperar a mobilidade e a força do joelho”, afirma.

O ortopedista explicou ainda os riscos na colocação de prótese de joelho para a saúde ortopédica.

“Infecção, pode ocorrer no local da cirurgia ou ao redor da prótese; coágulos sanguíneos; rigidez do joelho; dificuldade em dobrar ou estender completamente o joelho; desgaste da Prótese - com o tempo, os componentes da prótese podem se desgastar ou afrouxar; reações alérgicas e reações aos materiais da prótese, embora raras”, finalizou.


ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA
Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa