Procon-BA celebra Dia da Consciência Negra com debate sobre racismo nas relações de consumo

Publicado em 19/11/2024 às 18:02:46
Procon-BA celebra Dia da Consciência Negra com debate sobre racismo nas relações de consumo

‘Racismo nas Relações de Consumo’ foi o tema da palestra realizada na segunda-feira (18), pelo Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A atividade, que reuniu várias turmas do curso de Direito do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), celebrou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.

O evento foi organizado pela Diretoria de Ações Educativas do Procon (DAE), com o objetivo de conscientizar e orientar o público universitário sobre as diversas formas de preconceito existentes nas relações de consumo e o modo de combatê-las.

“A palestra foi interessante, porque é algo que acabamos passando em nosso dia a dia, só que não reconhecemos por questão de já ser algo estruturado na sociedade. Não temos a ciência de que isso está sendo agravado nas nossas vidas”, ressaltou a estudante de direito Ana Clara Bispo, 18.

Para Karen Menezes, 18, também estudante de direito, a palestra é super necessária, porque aborda um problema muito frequente em nossa sociedade. “É preciso termos uma noção do que significa o racismo e de como identificá-lo nas nossas relações. Essa palestra abriu muito meus olhos sobre o assunto. Antes, ainda não havia tido a oportunidade de participar de uma reflexão assim. Foi o meu primeiro contato mais aprofundado com esse tema em específico”, declarou.

As palestras foram proferidas pela assessora Uiara Lopes Umoja e pelo ouvidor Davi Pires Costa, ambos da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), visando construir uma consciência crítica quanto à prática do racismo e de preconceitos em geral. Além do debate, a atividade contou com a distribuição de materiais educativos com orientações para consumidoras/es.