Presidente do TJ-BA anuncia auxílio-creche e saúde para servidores do tribunal; PCCV ainda não há previsão

Em encontro realizado na última quarta-feira (19), representantes de sindicatos de servidores do Judiciário baiano reuniram-se com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, para apresentar e discutir as principais demandas da categoria. A reunião, que contou com a presença de juízes assessores e do secretariado do TJBA, teve como foco central as reivindicações dos servidores, incluindo o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).
Durante a reunião, a desembargadora Cynthia Resende anunciou a possível implementação do auxílio-creche para todos os servidores, atendendo a uma das principais demandas apresentadas. Além disso, informou sobre o reajuste na indenização de transporte para os oficiais de justiça a partir de abril e a criação de um auxílio-saúde com percentual maior para servidores com mais de 50 anos, tanto da ativa quanto aposentados, com implantação prevista para julho. A desembargadora ressaltou que essas ações serão implementadas enquanto se aguarda a aprovação do PCCV na Assembleia Legislativa.
A pauta do PCCV tem sido uma reivindicação constante da categoria, inclusive com ameaças de greve. Os servidores públicos do Poder Judiciário baiano têm se mobilizado para garantir a aprovação do plano. O Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sintaj) já convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre os próximos passos da mobilização.
De acordo com Manuel Suzart, diretor do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud), a questão do PCCV pode ter uma resolução em breve.
Participaram da reunião representantes do Sinpojud, Sintaj, Assetba e Aojus-BA.