Pesquisa indica que suplementos de vitamina D podem servir como tratamento para esclerose múltipla

Um estudo francês revelou que a suplementação de vitamina D pode ser um tratamento eficaz para a esclerose múltipla. A vitamina D, essencial para a absorção de cálcio e com papel importante nas funções imunológicas, crescimento celular, metabolismo e atividade neuromuscular, já havia sido identificada como um fator de risco para a doença, segundo reportagem de O GLOBO. A vitamina é encontrada em poucos alimentos, como peixes gordurosos, ovos e cogumelos, e é sintetizada no corpo humano através da exposição à luz solar.
Na pesquisa, 303 pessoas diagnosticadas com síndrome clinicamente isolada (CIS), condição frequentemente precursora da esclerose múltipla, foram divididas em dois grupos. Durante dois anos, um grupo recebeu altas doses quinzenais de suplementos de vitamina D (colecalciferol), enquanto o outro recebeu um placebo.
Os resultados indicaram que o grupo suplementado com vitamina D apresentou significativamente menos lesões no cérebro e na medula espinhal. A atividade da doença foi observada em 60,3% dos participantes que receberam a vitamina D, em comparação com 74,1% no grupo placebo. Os dados sugerem que a vitamina D pode ajudar a prevenir danos causados pela CIS e pela esclerose múltipla.
Os cientistas franceses ressaltam a necessidade de mais estudos para confirmar a eficácia dessa dosagem de vitamina D no tratamento da esclerose múltipla.