MP-BA investiga desafetação de 22 áreas públicas em Salvador; Morro do Ipiranga está incluso

Publicado em 21/03/2025 às 19:27:23
MP-BA investiga desafetação de 22 áreas públicas em Salvador; Morro do Ipiranga está incluso

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está investigando possíveis irregularidades na venda do terreno do Morro do Ipiranga, após receber uma denúncia em março. A informação foi incorporada a um inquérito civil já em andamento na Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Salvador, que apura irregularidades na descaracterização de 22 áreas públicas, incluindo a do Morro do Ipiranga, próximo ao Morro do Gato, na Barra.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), declarou que o espaço entre o Morro do Cristo e o Clube Espanhol, um dos terrenos leiloados, será destinado a um novo empreendimento. Segundo o prefeito, a área não estava sendo utilizada e a vegetação local é "pouca", justificando a descaracterização.

A Prefeitura de Salvador arrecadou cerca de R$ 22 milhões com o leilão de quatro terrenos municipais, realizado entre 30 de janeiro e 11 de fevereiro. Um dos terrenos vendidos, com aproximadamente 3 mil metros quadrados, está localizado na Rua Cândido Portinari, na Barra, entre o Cristo e o Clube Espanhol, e foi arrematado com um lance mínimo de R$ 4,94 milhões.