Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa

Mostra de cinema experimental estreia em Salvador; conheça projeto

Publicado em 12/09/2024 às 19:04:19
Mostra de cinema experimental estreia em Salvador; conheça projeto

Estreia nesta quinta-feira (12), no Circuito Sala de Arte cinema do MAM, a IRIRI - Mostra Experiências, uma mostra de cinema experimental. Com cerca de 19 obras selecionadas para compor quatro dias de programação, o evento foi idealizado pela cineasta e produtora Vilma Martins. Ao BN, Vilma contou sobre a importância da Mostra para o cenário atual de produção experimental baiana.

Segundo Vilma, a ideia da IRIRI surgiu ao notar que várias produções experimentais que mesclam linguagens como vídeo-dança, filmes-poesia, filmes-cartas e filmes-performances, não estavam dentro do circuito audiovisual. Além disso, a dificuldade de exibir essas obras em festivais internacionais e nacionais também incentivou a criação do evento.

Durante seu mestrado em Curadoria, em Sebastian, na Espanha, Vilma notou a necessidade da existência de festivais de cinema em Salvador para que a produção experimental seja vista. Para a primeira edição da mostra, mais de 100 filmes foram inscritos e apenas 19 foram selecionados para compor a programação.

“Eu pensei que seria legal concentrar isso para a gente ter esse espaço onde o experimental pudesse acontecer e eu acho que é muito importante porque, inclusive, a gente teve esse retorno com tantas inscrições na Bahia e sendo a primeira edição”, contou Vilma. “A gente tem sim o mercado, a gente tem o público, a gente tem pessoas pensando no cinema experimental”.

A seleção de filmes conta com obras do circuito nacional e curtas-metragens baianos inéditos. A curadoria do IRIRI se dividiu em duas partes, a curadoria Brasil, realizada por Luciana Oliveira, diretora da Egbé, e Bel Melo, professora da Uneb, e a Baiana, por Clara Campos e Gênesis Nascimento. Entre os selecionados estão “Pattaki”, de Ederlane Moraes e “A Morte Branca do Feiticeiro Negro”, de Rodrigo Ribeiro.

Conforme Vilma, a ideia é trazer mais filmes experimentais para Salvador. “Para a gente poder assistir no cinema, sempre referenciando nesse lugar de que o experimental é para estar no cinema também”, defendeu. “O ideal é isso, é que as pessoas se sintam provocadas a assistir [as produções experimentais] porque isso vai provocar algum sentimento nelas”, explicou Vilma.

A mostra também acontecerá em Cachoeira, no final de outubro, com oficinas teórico-práticas em uma parceria da produtora Sujeito Filmes, de Vilma, e Espelho Lunar. A oficina Super 8 (Tomada Única) e a oficina de Intervenção em Película ocorrerão em Cachoeira e possuirão equipamentos específicos para revelação de filmes Super Oito, prontos para projeção.

Em Salvador, a IRIRI acontecerá a partir das 17h, desta quinta-feira (12), e seguirá até o domingo (15), em duas salas: a Sala Walter da Silveira, nos Barris, e do Circuito Sala de Arte Cinema do MAM, no Museu de Arte Moderna da Bahia.

Confira a programação:

12 de Setembro, a partir das 17h, na Saladearte cineMAM

Debate de Abertura: Sessão Movência das Águas

Pattaki, Everlane Moraes
Naufrága, Juh Almeida
Ando feito nuvem tempestiva querendo chover, Carine Fíuza

Sessão Ficção ou Documentário? Outras Narrações

A Nova Melancolia, Álvaro Andrade e Marcus Curvelo
A Sinfonia de Beethoven, Rafael Oliveira
Poema Desobediente, Guivinte4
Claudia, Calebe Lopes
Veredas na Entre Boca do Céu, Antônio Pablo


13 de Setembro, a partir das 17h, na Sala Walter da Silveira

Sessão Entrecruzamentos fabulares

Alice no país das mil novilhas, Edgar Navarro
Álbum de família, Milena Rocha
Patuá, Renaya Dorea

Debate com Debate com os curadores da Mostra IRIRI


14 de Setembro, a partir das 16h, na Sala Walter da Silveira

Debate com Realizadores - Sessão Pessoal é Político

Pelas ondas lambem-se as margens, Hyndra
A Destruição do Planeta Terra Livre, Marcus Curvelo
O destino é uma invenção ou uma maldade, Wellison Silva
Nota que incomoda, Tuí Souza, Gabriela Ferrari
Nkisi de Casa, Adrielle Paixão

Sessões Animações e Imaginações

A cidade e suas teias, Wayner Tristão
Pó de Palha, Elizângela DaSiva
Rheum, Rayana França
Eles não nos deixam ver o sol, Tota Fernandes, Rayana França, Airí Assunção


15 de Setembro, a partir das 14h, na Saladearte cineMAM

Sessão Corpos e Danças Performances

Meça Três Vezes Antes de Cortar, Iago Araújo
Engolir piaba para aprender a nadar, Talit Pereira
Além da Metamorfose, Thiara Souza
Um transe de dez milésimos de segundos, Jamile Cazumbá
Assum preto, Cícero Fraga

Debate com Pola Ribeiro e Fernando Belens sobre seus filmes



Eduardo Spek - Engenheiro de Software
Eduardo Spek - Engenheiro de Software