Morre Wanda Chase, ícone do jornalismo baiano

Publicado em 03/04/2025 às 09:05:48
Morre Wanda Chase, ícone do jornalismo baiano

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (3), em Salvador, aos 74 anos, a jornalista Wanda Chase, figura proeminente do jornalismo baiano. Nascida no Amazonas, Wanda era cidadã baiana e notabilizou-se como apresentadora, militante do movimento negro e fervorosa defensora da cultura da Bahia.

Reconhecida por sua trajetória, Wanda Chase receberia o título de cidadã do estado após o Carnaval, cerimônia adiada devido a uma virose que a acometeu durante a festividade. Uma nova data seria definida para a entrega da honraria.

Com uma carreira de mais de 47 anos na comunicação e agraciada com mais de 45 prêmios, Wanda Chase, neta de caribenhos, alcançou grande destaque como apresentadora da TV Bahia.

Sua jornada no jornalismo teve início no Jornal A Crítica, em Manaus, seguida por um estágio na TV Amazonas e passagens por veículos de comunicação em Recife e Campina Grande. Na década de 1980, Wanda já demonstrava seu engajamento social ao participar ativamente, na Bahia, das passeatas pela libertação de Nelson Mandela, da Noite da Beleza Negra e da Noite da Mãe Preta, eventos promovidos pelo Movimento Negro Unificado.