Morre Ted Kotcheff, diretor de 'Rambo' e produtor de 'Lei e Ordem', aos 94 anos

Publicado em 12/04/2025 às 11:04:45
Morre Ted Kotcheff, diretor de 'Rambo' e produtor de 'Lei e Ordem', aos 94 anos

O mundo do cinema lamenta a perda de Ted Kotcheff, diretor do icônico "Rambo: Programado Para Matar", que faleceu aos 94 anos na última quinta-feira (10). A informação foi confirmada por seu filho, Thomas Kotcheff, ao TMZ, revelando que o cineasta canadense estava hospitalizado no México e cercado pela família no momento de sua morte. A causa não foi divulgada.

Nascido em Toronto em 1931, Kotcheff trilhou uma carreira notável, iniciando na televisão canadense e passando por Londres antes de se consagrar no cinema. Seu primeiro grande sucesso foi o suspense australiano "Pelos Caminhos do Inferno", lançado em 1971.

Em 1974, com "O Grande Vigarista", estrelado por Richard Dreyfuss, Kotcheff conquistou Hollywood. O filme foi laureado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim e recebeu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro adaptado.

Nos Estados Unidos, consolidou seu nome com "Adivinhe Quem Vem para Roubar", de 1977, antes de dirigir o filme que o consagraria mundialmente: "Rambo: Programado Para Matar" (1982). Baseado no livro "First Blood", de David Morrell, o longa apresentou ao público o personagem de John Rambo, interpretado por Sylvester Stallone.

Ao longo de sua trajetória, Kotcheff dirigiu outros filmes como "Troca de Maridos" (1988), "Um Homem à Beira de um Ataque de Nervos" (1992) e "À Queima Roupa" (1995), além do sucesso "Um Morto Muito Louco" (1989). A partir da década de 1990, dedicou-se mais à televisão, atuando como produtor executivo da aclamada série "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais" por mais de dez temporadas, dirigindo também alguns episódios.