Justiça determina que prefeitura baiana faça cirurgia corretiva em cachorro vítima de erro médico

Publicado em 28/03/2025 às 11:35:48
Justiça determina que prefeitura baiana faça cirurgia corretiva em cachorro vítima de erro médico

A Prefeitura de Catu, no Agreste baiano, foi judicialmente compelida a realizar uma cirurgia corretiva em um cachorro, após um procedimento veterinário malsucedido realizado por um profissional contratado pelo próprio município. O caso, que ocorreu em 19 de setembro do ano anterior, resultou em graves sequelas para o animal, incluindo o posicionamento incorreto de um osso fraturado, causando-lhe sofrimento contínuo.

A decisão, proferida pelo juiz Gleison dos Santos, obriga o município a garantir a realização da cirurgia corretiva, bem como a fornecer todo o tratamento médico pós-operatório necessário, incluindo exames e medicações para a completa recuperação do cão.

De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), autor da ação, a tutora do animal buscou auxílio da prefeitura, mas não obteve resposta. O promotor Smory Santos, responsável pela ação, destacou a omissão do município em reparar o dano causado. A sentença também determina que a prefeitura comprove o cumprimento integral da decisão nos autos do processo.