Justiça bloqueia R$ 1,95 milhão de ex-prefeito e empresário no Sudoeste baiano

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 1,95 bilhão do ex-prefeito de Caetanos, Paulo Reis, e de Emerson Silva, empresário da construção civil e também ex-prefeito de Mirante, ambos municípios do Sudoeste baiano. A medida foi divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que denunciou os dois por supostas fraudes em licitações de obras realizadas em Caetanos entre 2018 e 2020.
De acordo com o promotor Ruano Leite, responsável pela ação, as fraudes envolviam conluios, pagamento de propina a outros participantes das licitações e aumento irregular dos preços das obras. O MP-BA acusa ainda os envolvidos de enriquecimento ilícito, alegando que eles incorporaram vantagens indevidas obtidas através do esquema de desvio de recursos públicos.
O MP-BA informou que os acusados responderão tanto na esfera criminal quanto na cível, pelos prejuízos causados aos cofres públicos.
Em contato com o G1, o empresário Emerson Meira negou as acusações, afirmando que as obras investigadas foram executadas dentro dos preços estabelecidos em convênio e fiscalizadas pela Caixa Econômica Federal, com as devidas prestações de contas já aprovadas.