ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA

Hospital do Homem de Salvador será gerido pela OSID após inauguração; novo contrato é oficializado com a SMS

Publicado em 28/05/2024 às 03:08:49
Hospital do Homem de Salvador será gerido pela OSID após inauguração; novo contrato é oficializado com a SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmou e oficializou contrato com a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) para a gestão do Hospital Municipal do Homem (HMH), localizado na Cidade Baixa, em Salvador. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), da última sexta-feira (24). 

 

De acordo com o ato, a parceria terá um valor global de R$ 246.537.964,66. Com a oficialização, a OSID vai atuar nas atividades de planejamento, operacionalização e execução das ações e dos serviços do novo equipamento que será inaugurado na capital baiana. A organização social já estava à frente do antigo Hospital Sagrada Família, localizado no espaço onde o HMH será instalado.  

 

Por conta da transformação do equipamento de saúde e do projeto que altera o local de Sagrada Família para Hospital do Homem, foi feita uma nova licitação para selecionar uma OS. A recente medida oficializa o ato já previsto entre a SMS e a empresa. 

 

A informação do novo processo licitatório já tinha sido antecipada pela reportagem do BN em fevereiro deste ano. Na época, a vice-prefeita da capital baiana e titular da SMS, Ana Paula Matos, revelou ao BN, que o novo contrato seria firmado quando o equipamento passasse pela reformulação e tivesse o novo perfil e formato de Hospital de Homem. Na ocasião, a secretária tinha informado que o contrato com a empresa seria transformado temporariamente adicionando novos serviços e atendimentos, além de manter a OS e realizar a nova licitação. 

 

“O Hospital do Homem, a gente tem hoje a Osid operando lá [no Sagrada Família] que começou com um perfil das síndromes gripais. Então a gente está transformando esse contrato temporariamente no contrato que vai manter essas síndromes gripais virtuais e quando ainda tiver nesse pós-covid-19 acrescendo os serviços vasculares e do homem”, explicou Matos em entrevista ao BN.  

 

“Então, por enquanto, mantém a mesma instituição que já está operando. Aí depois, quando tiver consolidado o perfil só do homem. Aí sim, a gente faz uma nova licitação”, indicou a secretária.

 

PERFIL DE ATENDIMENTO

Desde a pandemia, a unidade estava funcionando como referência e perfil de síndromes gripais, onde foi prestado atendimentos de Covid-19. Com a mudança no perfil de atendimento, o equipamento realizará atendimentos de serviços vasculares, além de ala de cirurgias eletivas para os homens de Salvador. 

 

“A gente fala muito do Hospital do Homem, mas ele é vascular e do homem. Será para ver muitas pessoas que têm doenças crônicas, que acabaram não fazendo a prevenção adequadamente na época da pandemia. Terão todo cuidado lá, a gente já está com hemodinâmica, estamos reformando a área da câmara hiperbárica, vai ter exames de imagem, além das cirurgias relativas do homem”, anunciou Ana Paula Matos ao BN.

ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA
Eduardo Spek - Engenheiro de Software