Criança de 2 anos perde visão de um olho após receber beijo de pessoa com herpes labial; entenda

Um menino de dois anos, identificado como Juwan, perdeu a visão após contrair herpes labial, possivelmente por meio de um beijo de alguém portador do vírus. A infecção, que começou a se manifestar há cerca de sete meses, afetou gravemente o olho do menino, residente na Namíbia, levando à perda da visão.
Segundo informações do jornal O Globo, os primeiros sinais surgiram quando Juwan tinha um ano e quatro meses, com uma persistente infecção ocular que não respondia aos tratamentos com antibióticos. A piora no quadro levou ao diagnóstico de herpes simples no olho.
A mãe de Juwan, Michelle Saaiman, expressou sua incredulidade inicial, chegando a pensar que se tratava de uma "pegadinha de 1º de abril" quando o médico informou que o bebê havia contraído herpes no olho por meio de um beijo.
A família manifestou frustração com a situação, reconhecendo que a pessoa que transmitiu o vírus provavelmente não tinha a intenção de prejudicar o menino.
A equipe médica responsável pelo tratamento buscou auxílio de especialistas em Nova York, que recomendaram um medicamento específico. Apesar dos esforços, o dano à córnea já era irreversível, culminando na perda total da sensibilidade e da visão do olho afetado, com a formação de um buraco de quatro milímetros.
Os médicos alertam para o risco de Juwan perder o olho permanentemente. A herpes labial é uma doença altamente contagiosa, transmitida por saliva, contato com a pele ou objetos contaminados.