"Servir à advocacia": Fabrício Castro destaca compromisso e fortalecimento do Judiciário no CNJ

Publicado em 13/03/2025 às 13:35:49
"Servir à advocacia": Fabrício Castro destaca compromisso e fortalecimento do Judiciário no CNJ

Fabrício Castro, o novo representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enfatizou seu compromisso com o fortalecimento da advocacia e aprimoramento do Judiciário em entrevista ao Nota Baiana. Ao assumir o cargo, ele destacou a responsabilidade da função e a relevância da atuação da OAB no CNJ.

Castro se declarou um servidor da advocacia, encarando a nova responsabilidade com dedicação e prometendo representar a classe da melhor forma possível, além de contribuir para um Judiciário mais eficiente.

Um dos focos de sua atuação será a proximidade com o CNJ, órgão crucial na estruturação do Poder Judiciário. Essa proximidade permitirá acompanhar as decisões e levar as discussões e diretrizes do CNJ para a Bahia, beneficiando a advocacia e o tribunal baiano.

Questionado sobre a defesa das prerrogativas dos advogados, Castro ressaltou a importância da função fiscalizatória e de planejamento do CNJ. Ele citou como exemplo uma resolução recente que determina que os tribunais realizem convênios com a OAB e a Defensoria Pública para a remuneração da advocacia dativa, crucial em estados como a Bahia, onde a Defensoria Pública ainda não cobre todo o território.

Com a nova função, Fabrício Castro reafirma seu compromisso com a advocacia e a melhoria do sistema de justiça, levando a experiência da OAB para o CNJ. Ele se comprometeu a acompanhar de perto cada tema relevante para a advocacia, garantindo seu fortalecimento e contribuindo para um Poder Judiciário mais eficiente, em benefício de toda a sociedade.