ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA

Será que o celular está me ouvindo? Especialista em LGPD explica como funciona o compartilhamento de dados

Publicado em 13/09/2024 às 21:40:57
Nota Baiana

“Contei para o meu companheiro que estava com fome e minutos depois minhas redes sociais começaram a me indicar deliverys. Será que meu celular consegue ouvir o que eu falo?”. Muitas pessoas se questionam se seus aparelhos são capazes de ouvir suas conversas, mesmo quando não estão sendo utilizados.

De acordo com Cristina Rios, especialista em Lei Geral de Proteção de Dados, “não há informações de que essas organizações estariam capturando nossos dados mesmo sem a gente estar utilizando o serviço”.

“Mas a gente sabe que existem sim organizações que realizam o tratamento dos dados e acabam captando o que a gente está fazendo sem notificar”, contou a profissional.

A advogada acrescentou que tem organizações estabelecendo o poder de compra através do trajeto feito pelos usuários. “Eles estão tendo acesso ao trajeto que a gente faz para saber onde a gente circula e o tipo de bairro que a gente circula”.

Segundo a advogada, um outro dado que está sendo usado é o local onde o celular é colocado para carregar. “Essa leitura dá para saber mais ou menos onde você trabalha, o bairro onde você mora. A partir disso, qual supermercado você frequenta”.

“Tudo isso são dados que a gente vai gerando que não deveriam ser capturados, que a gente não tem esse conhecimento, mas acabam sendo usados”, argumentou a advogada.

Para a profissional, a grande questão é “o que é feito com esses dados?”. “Com quem a organização está compartilhando esses dados? Com instituições bancárias, ou com seguradoras. De repente você está com alguma doença, ou tem um dado sensível que você não quer compartilhar. E esses aparelhos estão entendendo e até compartilhando com outras organizações”.

ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA
Eduardo Spek - Engenheiro de Software