Rio retoma tradicional “foto da família G20” após 2 anos; Biden e Putin ficam de fora
A edição brasileira do encontro G20, no Rio de Janeiro, retomou a tradicional “foto de família” que tinha sido quebrada nas 2 últimas edições. Em um palanque exibindo a temática “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, projeto brasileiro referendada por todo o G20, os líderes mundiais posaram nos jardins do MAM com vista para o Pão de Açúcar ao fundo.
Fora dos registros ficaram alguns atores importantes, como a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; e Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, mas duas ausências ficaram marcadas: Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, presidente da Rússia.
No caso de Biden, registros no local mostram que o líder americano chegou atrasado ao evento, pouco tempo após a foto. O democrata chegou ao Brasil neste domingo (17), e chegou a visitar a capital do Amazonas, Manaus e sobrevoar a Floresta Amazônica. O atraso do presidente não foi oficialmente justificado.
Já o presidente russo, Vladimir Putin, enviou seu representante, o ministro de Relações Exteriores, Sergey Lavrov, participou da foto. A última havia sido tirada em 2021, em Roma, na Itália. No ano seguinte, em Bali 2022, e em Nova Déli, ano passado, as autoridades julgaram que posar com a Rússia “queimaria o filme”, e a imagem soaria como um endosso à invasão russa à Ucrânia.