Prefeita acusa André Janones de chantagem com fotos íntimas e obtém medida protetiva na Justiça

O deputado federal André Janones (Avante-MG) enfrenta acusações da prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes (Avante), de ameaças de divulgação de fotos íntimas. A prefeita alega que o parlamentar tentava interferir na administração municipal e, diante de sua recusa, passou a chantageá-la.
A denúncia foi formalizada na Justiça de Minas Gerais, que concedeu uma medida protetiva determinando que Janones mantenha distância de Guedes. O casal teve um relacionamento amoroso entre 2014 e 2018. As informações foram divulgadas inicialmente pelo portal Metrópoles e confirmadas pela Folha de S.Paulo.
Em nota, Leandra Guedes, que já foi chefe de gabinete de Janones, informou que "acionou a Justiça contra o deputado federal André Janones com base na Lei Maria da Penha". A prefeita ressaltou que o caso tramita sob segredo de Justiça e que outras informações dependem de autorização judicial.
Segundo a prefeita, Janones chegou a enviar uma foto sua vestindo roupas íntimas para um secretário da administração municipal, como forma de explicitar a ameaça de divulgar outras imagens feitas sem seu consentimento.
A decisão da Justiça impede Janones de divulgar fotos, vídeos ou qualquer tipo de publicação sobre a prefeita, além de proibi-lo de se aproximar dela ou de seus familiares. Ituiutaba, com cerca de 102 mil habitantes, é a base política do deputado, que já concorreu ao cargo de prefeito em 2016. Até o momento, Janones não se manifestou sobre as acusações.