Operação Colmeia: MP-BA transfere líder de facção e desarticula esquema de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas

Publicado em 04/04/2025 às 13:17:48
Operação Colmeia: MP-BA  transfere líder de facção e desarticula esquema de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) lançou, nesta sexta-feira (4), a "Operação Colmeia", visando desmantelar uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação resultou na transferência do líder do grupo, que mesmo preso no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, continuava a comandar as atividades ilícitas, para um presídio de segurança máxima em Serrinha.

A operação incluiu o cumprimento de 18 mandados judiciais, sendo 12 de busca e apreensão em Belmonte e seis em celas do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Além disso, foram bloqueadas 34 contas bancárias pertencentes a 10 investigados, como medida para interromper o fluxo financeiro da organização.

A Justiça também autorizou o acesso aos dados armazenados em celulares apreendidos, o que permitirá aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos.

A "Operação Colmeia" contou com o apoio da Polícia Militar, através do Comando de Policiamento da Região Extremo Sul e diversas unidades especializadas, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e da Polícia Civil, demonstrando uma atuação integrada entre as forças de segurança e o Ministério Público. A ação foi coordenada pelo Gaeco Sul, Gaep e pela 23ª Coorpin/Eunápolis.