Luana Silva é eliminada nas oitavas em El Salvador; Brasil segue forte no masculino

A brasileira Luana Silva se despediu da etapa de El Salvador do Circuito Mundial de Surfe neste sábado (6), após ser derrotada por Caitlin Simmers nas oitavas de final. A disputa foi acirrada, com a surfista de 20 anos buscando a virada contra a líder do ranking e atual campeã mundial, de 19 anos, até os últimos instantes da bateria.
Luana vinha de uma vitória na repescagem, mas não conseguiu superar Simmers, que venceu por 12.67 a 11.67. Apesar de ter começado a bateria na frente, Luana viu a adversária assumir a liderança com uma nota 8.17. A brasileira precisava de um 6.50 para reassumir a ponta e tentou até o fim, mas não obteve sucesso na finalização de sua última onda. Esta foi a quarta vez consecutiva que Luana é eliminada nas oitavas de final em 2024.
Com a eliminação de Luana Silva, a única representante do Brasil na competição feminina, as esperanças da torcida brasileira se concentram agora nos surfistas da chave masculina. Miguel Pupo, Alejo Muniz, Samuel Pupo, Yago Dora, João Chianca, Italo Ferreira, Ian Gouveia, Deivid Silva e Filipe Toledo garantiram vaga no Round 3.
A World Surf League (WSL) ainda não definiu se as baterias masculinas terão continuidade neste sábado ou se serão adiadas em busca de melhores condições de onda.
Vale lembrar que, desde a estreia da etapa de El Salvador em Punta Roca, o Brasil marcou presença em todas as finais. Filipe Toledo foi vice-campeão em 2022 e campeão em 2023, enquanto Yago Dora disputou a final no ano passado, sendo derrotado por John John Florence.