ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA

Hospital Ortopédico do Estado passa a utilizar óculos de realidade virtual no tratamento e reabilitação de pacientes

Publicado em 08/08/2024 às 14:40:55
Hospital Ortopédico do Estado passa a utilizar óculos de realidade virtual no tratamento e reabilitação de pacientes

O Hospital Ortopédico do Estado, unidade pública estadual administrada pelo Einstein, adotou uma nova ferramenta para contribuir com o tratamento e a reabilitação dos pacientes atendidos na unidade: uma tecnologia que os “transporta” do mundo real para uma realidade virtual. O dispositivo digital, em formato de óculos, atua como aliado da função motora, equilíbrio e redução da dor em pacientes que foram ou serão submetidos a cirurgias e outros procedimentos ortopédicos.

Com a nova tecnologia, ao ser levado a diferentes ambientes, como de prática de esportes, o paciente é estimulado a realizar movimentos musculares mais específicos, focados em áreas do corpo que precisam de mais atenção, e de forma mais descontraída e lúdica, o que diminui a dificuldade na execução de determinados exercícios e cria uma memória muscular.

“O paciente vai caminhar, se movimentar e fazer as atividades como se estivesse dentro do jogo, mas sempre guiado pelo fisioterapeuta, com ações de desenvolvimento totalmente ligadas ao objetivo do seu tratamento”, destaca Vitor Neri, coordenador multiprofissional do centro de reabilitação do Hospital Ortopédico do Estado.

Além de aliada da função motora, a realidade virtual desvia a atenção dos pacientes da dor, contribuindo com tratamentos menos dependentes de medicações. Um estudo clínico de uma universidade americana, com pessoas com câncer, por exemplo, mostrou que o uso da tecnologia reduziu em cerca de 25% o sofrimento dos pacientes.

Vitor ressalta que os benefícios são sentidos inclusive na pediatria. “Ao distrair as crianças com desenhos e ambientes diversificados, a tecnologia promove um efeito um analgésico nos tratamentos mais dolorosos, como os que envolvem uso de agulhas, reduzindo o medo e desconforto desses pacientes”, afirma.

Com a implementação da tecnologia nessa semana, a expectativa é que os óculos de realidade virtual facilitem, cada vez mais, o processo terapêutico nas diferentes áreas do hospital, promovendo mais adesão ao tratamento, assim como melhores resultados.

Eduardo Spek - Engenheiro de Software
Eduardo Spek - Engenheiro de Software