Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa

Diretorias da Suvisa vinculadas a Sesab podem ser transferidas para antigo Hospital Espanhol; entenda

Publicado em 15/08/2024 às 03:04:04
Diretorias da Suvisa vinculadas a Sesab podem ser transferidas para antigo Hospital Espanhol; entenda

As sedes de três diretorias da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), vinculadas à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), devem ganhar um novo local de funcionamento em Salvador. Segundo informações obtidas pela reportagem do NotaBaiana, os três departamentos em questão podem ser realocados para o Hospital 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol, localizado no bairro da Barra, na capital baiana.

As informações apuradas pelo NotaBaiana dão conta que a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia (Divisa), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) serão instaladas de forma oficial e com perspectiva de funcionamento integral na unidade de saúde.

Atualmente as duas primeiras unidades citadas funcionam no Centro de Atenção à Saúde (CAS), no Iguatemi, e o CIEVS atende no Centro Administrativo da Bahia (CAB), dentro da estrutura da Sesab, onde funciona a atual sede da Suvisa.

A Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) também deve ser transferida, com parte do funcionamento no Hospital 2 de Julho. A previsão inicial é que a sede da superintendência fosse alocada no antigo terreno da BR Distribuidora, no bairro do Stiep. A ideia era transformar o espaço em um complexo onde seria instalada a Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (Divisa), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast) e a Diretoria de Emergência em Saúde Pública (Diesv).

Porém, em agosto do ano passado, o projeto passou por um impasse para a instalação do complexo, e o processo licitatório para conhecer a empresa que iria realizar as obras no local não foi finalizado. Na ocasião, a Sesab comunicou que a Hayek Construtora questionou o acervo da empresa que foi a primeira colocada no processo licitatório (veja aqui). Após o caso, não houve novas atualizações sobre o processo.

No entanto, outra informação que chegou à reportagem é de que o antigo terreno da BR Distribuidora, idealizado para receber a Suvisa anteriormente, está sendo avaliado e pode receber outro órgão da gestão estadual.

CENTRO DE ATENÇÃO À SAÚDE
Funcionando atualmente no Parque Bela Vista, no Iguatemi, o Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto, reúne além da Divisa e da Divep, a Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (Cedeba), Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) e a Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA).

O local funciona como uma espécie de complexo, reunindo os diferentes centros e órgãos. As unidades prestam assistência especializada às pessoas com Diabetes, Obesidade, Disfunção tireoidiana e outras doenças hormonais, além de idosos, pessoas com deficiência, entre outros. Ainda não há informações se com a saída da Divisa e da Divep, o local receberá novos centros.

O NotaBaiana entrou em contato com a Sesab, que indicou desconhecer a movimentação. "Hoje, todas as superintendências da Secretaria da Saúde do Estado funcionam na sede da pasta, no Centro Administrativo. Não há, no momento, confirmação de mudança da Suvisa ou de outra superintendência. Caso haja qualquer mudança, oportunamente divulgaremos", completou em nota.

Eduardo Spek - Engenheiro de Software
Eduardo Spek - Engenheiro de Software