Zoo Noturno: Experiência guiada explora hábitos dos animais à noite no Zoológico de Salvador

Publicado em 21/11/2024 às 16:31:42
Zoo Noturno: Experiência guiada explora hábitos dos animais à noite no Zoológico de Salvador

Para muitas famílias, visitar o Zoológico de Salvador durante o dia é uma opção clássica de lazer gratuito. No entanto, quem já fez esse passeio deve ter notado que alguns animais parecem “desaparecidos” à luz do sol. Isso acontece porque várias espécies possuem hábitos noturnos e preferem passar o dia naquela sonequinha, aguardando a chegada da noite para suas atividades.

Pensando em oferecer uma experiência imersiva e educativa sobre a vida desses animais, o Zoológico de Salvador, localizado no bairro de Ondina, criou o "Zoo Noturno". Com o projeto, os visitantes têm a oportunidade de observar de perto os comportamentos noturnos de cerca de 20 espécies, entre animais silvestres, exóticos e nativos. Mais do que uma simples visita, o projeto transforma o parque em uma sala de aula a céu aberto.

A jornada começa de forma especial: logo na entrada, para quem chega no horário, é possível ser recepcionado pela exuberância dos pavões, que desfilam livremente pelo espaço, preparando o visitante para um percurso de muitas surpresas. Em seguida, a bióloga Samantha Grimaldi, responsável pelo setor de educação ambiental do Inema, apresenta uma palestra sobre o papel do zoológico — ressaltando que, para além de ser um espaço para observar os animais, o local também funciona como um importante centro de pesquisa, preservação e conscientização.

As lanternas dos profissionais que auxiliam Samantha no passeio guiam os participantes pelo tour, que dura pouco mais de uma hora. Acompanhados por especialistas, os visitantes têm a chance de observar espécies como raposas-do-campo, tamanduás-bandeira, jaguatiricas e lobos-guará em seu momento mais ativo. Cada encontro é acompanhado por uma verdadeira aula, com explicações detalhadas sobre os comportamentos, características e a relevância ecológica dos animais.

É importante ressaltar que o "Zoo Noturno" segue a rotina dos animais, respeitando quando alguns preferem permanecer camuflados, enfatizando a mensagem de que a observação deve sempre priorizar o bem-estar da fauna. Outro ponto é que o Zoológico de Salvador não realiza a compra de animais. O espaço abriga espécies que, por diferentes motivos, não podem ser reintegradas à natureza e são direcionadas para lá pelos órgãos responsáveis.

INTERAÇÃO COM O MUNDO SELVAGEM
Em um trecho do passeio, é chegada a hora mais surpreendente: a interação com os bichos. O momento, que serve para sensibilizar o público e conscientizar sobre a importância da preservação das espécies, costuma deixar a garotada e os adultos fascinados pelo mundo animal.

Durante o momento, os visitantes podem conhecer mais de perto a serpente do tipo salamandra, também conhecida como cobra arco-íris, que reflete um tom furta-cor e azul metálico quando exposta à luz. A famosa Corn Snake Albina, ou cobra-do-milho, também passeia pelas mãos dos participantes.

O QUE VEM POR AÍ?
Atualmente, a visita acontece até a casa da jaguatirica, já que o trecho seguinte segue fechado para reforma. Após a abertura do percurso, que ainda não tem data definida, será possível visitar animais como emas e ursos, além dos de hábitos noturnos como onças e jacarés.

Por conta das obras, que acontecem em prol da melhoria da infraestrutura do equipamento, a portaria localizada na Avenida Milton Santos está temporariamente fechada, com a entrada ocorrendo excepcionalmente pela portaria superior.

COMO PARTICIPAR?
O “Zoo Noturno” é aberto a crianças a partir de 7 anos (acompanhadas por um responsável) e adultos. A experiência acontece em datas específicas, das 18h às 20h, com tolerância de 20 minutos para a chegada. Em novembro, a próxima visita está marcada para o dia 28, e o Inema já confirmou ao BN Hall que novas datas serão anunciadas em breve para dezembro.

Para participar do projeto, é necessário fazer um agendamento prévio. O link para inscrição é disponibilizado no Instagram oficial do zoológico: @zoosalvador. As vagas são limitadas.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), órgão ao qual o zoológico é vinculado, orienta que os visitantes usem calça comprida, blusa de manga longa e sapatos fechados. Para preservar o bem-estar dos animais, é estritamente proibido o uso de flash em câmeras ou celulares. Além disso, os dispositivos devem ser mantidos no modo silencioso, para evitar qualquer tipo de perturbação ou susto nos bichos.