Você vive em uma favela? 1 a cada 10 baianos vive em favelas em 2024
Atualmente mais de 1 milhão e 370 mil baianos vivem em favelas em todo o estado da Bahia. A informação consta no último levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (8) e organizado pelo BN. A análise realizada pelo BN indica, portanto, que cerca de 1 a cada 10 dos 14,1 milhões de baianos mora neste tipo de comunidade urbana.
No IBGE, o termo oficial “favelas ou comunidades urbanas” de 2024 veio para substituir “aglomerados subnormais”, palavra utilizada até então desde 1991. Para o Censo, favelas são localidades urbanas com ausência ou oferta incompleta de serviços públicos; que possuam arruamento e infraestrutura que usualmente são autoproduzidos ou se orientam por parâmetros urbanísticos e construtivos distintos dos definidos pelos órgãos públicos; e estejam localizados em áreas com restrição à ocupação definidas pela legislação ambiental ou urbanística.
Os dados aos quais o BN teve acesso detalham que a Bahia possui 572 comunidades que se enquadram na denominação de “favelas”, que estão espalhadas em 28 dos 417 municípios baianos. São eles, em ordem alfabética: Araci, Barreiras, Camaçari, Campo Formoso, Candeias, Casa Nova, Catu, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Itaparica, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Tucano, Valença e Vera Cruz.
Com relação à população destas cidades, 5.709.362 milhões de habitantes no total, a proporção de moradores em favelas aumenta: cerca de 1 em cada 4 baianos, o equivalente a 24% dos habitantes, vivem em favelas.
A cidade que possui mais favelas é Salvador, com 262 comunidades mapeadas pelo IBGE. A capital baiana possui mais 5x mais favelas do que a segunda cidade com mais comunidades: Feira de Santana, com 49 favelas. Em seguida, vem Camaçari, com 47 comunidades mapeadas e Lauro de Freitas, com 35. Itabuna aparece com 34 favelas recenseadas. Confira um mapa ilustrativo com os municípios e a quantidade de favelas mapeadas:
No cenário brasileiro, a Bahia é o quarto estado com o maior número de pessoas vivendo em comunidades urbanas, o primeiro colocado do Nordeste. O estado com maior número de moradores de favelas é São Paulo, com 3.630.519 milhões de pessoas, seguido do Rio de Janeiro 2.142.466 milhões. O Pará aparece em terceiro lugar, com 1.523.608 milhão de habitantes. E atrás da Bahia, o Amazonas, segundo estado da Região Norte, aparece em quinto, com 1.368.093 milhão. Juntos, os 5 estados com maior número de favelas possuem mais comunidades do que os outros 11 estados e Distrito Federal.