STF autoriza extradição de colombiano procurado pelos EUA por tráfico internacional de drogas

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da sua Segunda Turma, deu sinal verde para a extradição do colombiano Efe Sullivan Loaiza. Ele é acusado de tráfico internacional de drogas e apontado como membro do notório Cartel de Medellín. A decisão, unânime, foi formalizada em sessão virtual finalizada em 21 de março.
Loaiza é alvo de um pedido de extradição feito pelo governo dos Estados Unidos, onde enfrenta acusações de participação em uma organização criminosa dedicada ao transporte de cocaína e heroína da Colômbia para o território americano.
A defesa do colombiano alega que ele buscou refúgio no Brasil em 2011, fugindo de ameaças em seu país natal. No entanto, o pedido de refúgio foi negado, já que Loaiza obteve autorização de residência no Brasil. Ele permanece detido preventivamente desde maio de 2021.
O ministro Nunes Marques, relator do caso, destacou em seu voto que todos os critérios legais para a extradição foram cumpridos. Ele equiparou o crime de conspiração para o tráfico de drogas, imputado a Loaiza nos EUA, aos crimes de tráfico e associação para o tráfico previstos na legislação brasileira. O ministro também enfatizou a gravidade dos delitos, justificando a manutenção da prisão preventiva para fins de extradição.