Saúde intensifica ações de combate às arboviroses em Salvador durante períodos de chuva

Salvador registrou uma queda expressiva de aproximadamente 89% nos casos confirmados de arboviroses entre 1º de janeiro e 8 de março, em comparação com o mesmo período de 2024. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contabilizou 31 casos este ano, contra 293 no ano anterior. Esse resultado positivo é atribuído à campanha Verão Sem Mosquito 2024/25, lançada em setembro, e a um esforço conjunto da Prefeitura, órgãos parceiros, secretarias integradas e participação da população.
Apesar da redução significativa, a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andréa Salvador, alerta que o período chuvoso ainda representa um risco para a proliferação do Aedes aegypti. Ela reforça a importância de manter o engajamento da população no combate ao mosquito, especialmente em um momento de temperaturas elevadas seguidas por chuvas.
A estratégia da SMS prioriza ações intensificadas em locais de grande circulação, como unidades de saúde, escolas, estações de transbordo, festas populares, canteiros de obra e pontos turísticos. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continua realizando inspeções em estabelecimentos de saúde, especialmente em UPAs e emergências hospitalares, além de aplicar inseticidas em áreas do Carnaval pós-folia. Também está sendo realizado um trabalho educativo em templos de religiões de matrizes africanas.
Adicionalmente, agentes de endemias mantêm as visitas domiciliares de rotina em todos os bairros da capital. A população pode solicitar os serviços do CCZ através do telefone 156 (Fala Salvador).