Policlínicas Regionais de Saúde tem atendimento ampliado com mais de 23 mil serviços na Bahia

Dentro do "Março da Mulher", a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) intensifica os atendimentos à saúde feminina, com mais de 51 mil serviços em todo o estado. Somente em Salvador, serão oferecidos mais de 23 mil atendimentos em três finais de semana de março (15 e 16, 22 e 23, e 29 e 30) nas Policlínicas de Narandiba e Escada. O agendamento é feito exclusivamente online, através do portal BA.GOV, permitindo que cada mulher escolha até três serviços, data e turno.
A iniciativa visa ampliar o acesso a consultas médicas, exames, preventivos e rastreamento de câncer de mama e do colo do útero, além de promover atividades de acolhimento e autocuidado. Entre os serviços oferecidos, destacam-se mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, consultas com mastologista, ginecologista, cirurgia geral, oftalmologia, nutrição, preventivo, exames laboratoriais e odontologia.
A ação ganha relevância diante das estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que apontam para 73.610 novos casos de câncer de mama até 2025 no Brasil, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e cerca de 18 mil óbitos. A doença é a que mais afeta mulheres no país, causada pela multiplicação desordenada de células da mama.
Além da capital, 24 municípios baianos receberão ações intensificadas em parceria com as Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres. Em nove cidades-sede de Policlínicas Regionais (Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Salvador, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista), o "Dia M", em 22 e 23 de março, fortalecerá a oferta de serviços de saúde para o público feminino. Outros 15 municípios terão atividades intensificadas em colaboração com as prefeituras.