Médico Gabriel Almeida aponta malefícios do uso banalizado do Ozempic

Publicado em 14/11/2024 às 15:43:44
Médico Gabriel Almeida aponta malefícios do uso banalizado do Ozempic

O médico Gabriel Almeida afirmou que o uso de medicações como Ozempic e Manjaro tem sido “banalizados”. Segundo o especialista, alguns pacientes tem apostado no uso dos remédios por conta própria e “sem estratégia”. A declaração foi feita durante o podcast “Elas Em Cena”, apresentado pelas irmãs Gabi, Nanda e Dani Brito.

“Tem paciente que nunca voltaram. E, às vezes, eu os vejo mais magros, mais gordos, mais magros, mais gordos. Mas o que acontece se você utiliza sem estratégia, você perde gordura, mas, também perde o músculo. E quando você ganha, ganha só gordura”, alegou o profissional.

Em seguida, ele explicou que esse movimento de perder músculos e ganhar gordura diminui o metabolismo dos pacientes. “Então, os pacientes que estão usando as canetinhas por conta própria estão derretendo massa muscular”.

Além dos efeitos estéticos, o profissional também falou sobre os riscos a saúde que o uso desses medicamentos sem acompanhamento médico. “Imagine que você usa uma medicação como a canetinha, e você viu na internet que é bom fazer jejum intermitente. Aí o que a pessoa faz, usa a canetinha de noite, acorda de manhã e decide fazer jejum. Ainda de jejum, ela vai correr na orla. Aí tem uma hipoglicemia, cai, bate a cabeça, tem um traumatismo craniano e morre”.

“É importante dizer, todo medicamento pode ter um efeito colateral com ou sem o médico. Tem paciente meu que vai tomar esses remédios e vai bater no hospital vomitando. Só que a probabilidade de isso acontecer, a gente minimiza porque a gente bota medicações para combater os efeitos colaterais”, apontou o médico.