Mais dois casos de sarampo são confirmados pelo Ministério da Saúde no Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde confirmou, no último sábado (15), dois casos de sarampo no município de São João de Meriti, Rio de Janeiro. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) e pela Fiocruz.
As vítimas são duas crianças da mesma família, que já receberam atendimento médico e encontram-se em bom estado de saúde. Apesar da confirmação, o Ministério da Saúde ressalta que os casos não afetam o status do Brasil como país livre da circulação do vírus do sarampo, da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita.
A medida de combate ao sarampo foi iniciada em novembro de 2024. O órgão destaca que casos esporádicos são comuns e têm sido reportados em outros países. No ano passado, o país ampliou a cobertura vacinal da Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, alcançando 95,22% para a primeira dose e 79,73% para a segunda dose. Em 2022, os índices foram de 80,7% para a primeira dose e 57,64% para a segunda dose.
O Ministério da Saúde informou que realizará uma visita técnica à Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) para fortalecer as ações de combate à doença e planejar novas estratégias.