Influenciador digital morre em São Paulo esperando vaga na UTI de plano de saúde
O influenciador digital Diego Friggi, que era dono de um perfil no Instagram com mais de meio milhão de seguidores, teve a morte confirmada no domingo (10) após sofrer uma parada cardiorrespiratória devido a complicações de uma embolia pulmonar, em São José dos Campos (SP).
Na web, o perfil de Diego chegou a pedir orações para o blogueiro. O influenciador deu entrada no hospital na sexta-feira (8).
A esposa de Diego, de 35 anos, Bruna Martins, afirmou que a morte do companheiro foi causada pela negligência do plano de saúde, já que o influenciador aguardava para ser transferido para um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Segundo Bruna, a Unimed alegou indisponibilidade de vaga na rede particular, além de ter informado que o plano de Diego tinha uma carência, ou seja, um período de espera para usar os serviços cobertos pelo plano.
"Eu mesma liguei para confirmar que ele tinha uma carência e não poderia ser internado. Mas pelo quadro dele, ele tinha que ser internado. Essa internação particular seria apenas enquanto aguardava um leito na UTI do SUS (Sistema Único de Saúde), que em nenhum momento apareceu", disse Bruna à TV Globo.
Por meio de nota enviada ao UOL, a Prefeitura de São José lamentou a morte do blogueiro e informou que, em casos de emergência, o convênio deve ser responsável pelo tratamento, "independentemente da vaga no SUS ou do plano ter carência".
Já o plano de saúde afirma que Diego recebeu toda a assistência necessária e que a "busca por vaga para transferência ao SUS foi realizada devido a questões administrativas".