Em Salvador com a turnê “As Palavras”, Rubel conta sobre conexão com a Bahia e planos para novos projetos

Publicado em 31/08/2024 às 03:03:44
Em Salvador com a turnê “As Palavras”, Rubel conta sobre conexão com a Bahia e planos para novos projetos

Quando bate aquela saudade é hora de retornar. Após seis anos desde o último show em Salvador, Rubel volta às terras soteropolitanas trazendo a turnê “As Palavras Vol.1 e Vol.2” com uma apresentação na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, neste sábado (31). Admirador da música e literatura baiana, o cantor fluminense, que está em seu terceiro disco de trabalho, está na reta final da turnê e revelou ao BN os planos para seus próximos projetos.

Acostumado a lançar seus álbuns em intervalos de cinco anos, Rubel contou ao BN que o próximo lançamento encerrará esse ciclo. Com um álbum previsto para ser lançado no próximo ano, o artista explicou que já planeja voltar em Salvador. “Foi um longo intervalo deste último pro ‘Casas’ (2018) e um longo intervalo do primeiro pro segundo, do ‘Casas’ pro ‘Pearls’ (2013) também foi cinco anos e aí eu percebi que se eu continuar fazendo isso, eu vou envelhecer com pouquíssimos discos”, explicou. O disco será menor e “quase todo acústico”. "Minha meta é conseguir lançar um disco a cada dois anos e o próximo eu lanço no ano que vem", contou.

O cantor explicou ainda que a próxima turnê passará por mais cidades do Brasil, incluindo Salvador, que o encantou. “Quando eu vim pra Salvador, pra tocar aqui [em 2018], eu já fiquei meio encantado com a energia do lugar, da forma como o baiano viver e se relacionar com o outro, é muito diferente”, contou o artista. Sua ligação com a Bahia começou pela música e foi através dela que Rubel lançou sua homenagem. Dentre as vinte canções lançadas nos dois volumes do disco “As Palavras”, “Torto Arado”, com participação de Liniker e Luedji Luna, é inspirado no livro homônimo do bainao Itamar Vieira Jr., um dos nomes mais importantes da literatura brasileira. Segundo Rubel, a Bahia o cativou.

“Em algum momento eu parei em Mucugê - que é na Chapada Diamantina -, onde se passa Torto Arado e eu passei quarenta dias, quase fui adotado por uma família. Lá eu encontrei um segundo pai, uma segunda mãe. Foi uma conexão muito profunda que eu tive naquela terra. E quando eu peguei Torto Arado para ler, tudo fez sentido. É uma história que mexeu comigo demais”, confessou.

A turnê teve início em junho do ano passado e ainda restam três datas para ser concluída. Sobre a despedida, Rubel confessou que não pretende fazer um show como esse novamente. “É um show muito grande, é um show muito caro”, esclareceu. “Então esse show, de alguma forma, é um sonho louco que eu quis bancar, eu queria muito levar esse disco às pessoas, mas ele é uma coisa muito grande. Algo muito especial”. Rubel ainda contou que ficou feliz por conseguir trazer a turnê a Salvador. “Eu não queria deixar de passar todas 'As Palavras' por aqui”.

Para a apresentação deste sábado (31), Rubel contará com a participação da funkeira MC Carol, com quem fez uma parceria na música PUT@RIA, junto com BK e DJ Gabriel do Borel. “A MC Carol é uma figura incrível. Eu sou muito fã, eu acho ela no palco uma coisa impressionante e ela trata justamente o funk, que é a parte mais diferente de todo o meu repertório, eu acho que é o que mais contrasta com tudo nele”, explicou. O show contará com o repertório dos dois volumes do álbum, que conta ainda com participações de artistas como Xande de Pilares, Bala Desejo, Milton Nascimento e Tim Bernardes.