Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa

Daniel Cady x Ozempic: Farmacêutica não recomenda uso off-label de medicamentos para diabetes; entenda

Publicado em 03/09/2024 às 20:21:44
Daniel Cady x Ozempic: Farmacêutica não recomenda uso off-label de medicamentos para diabetes; entenda

Após uma discussão protagonizada pelo nutricionista Daniel Cady e o médico Gabriel Almeida tomar conta das redes sociais, a empresa farmacêutica Novo Nordisk, produtora do medicamento Ozempic, utilizado no tratamento de diabete tipo 2, se posicionou, nesta terça-feira (3), contra o uso off-label do produto.

“A Novo Nordisk não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off-label de seus medicamentos, ou seja, em desacordo com a bula, e ressalta que qualquer tratamento deve ser realizado com a devida orientação médica.”, apontou a empresa, em nota. E completa: “É importante destacar que o Ozempic® é indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2, insuficientemente controlada, como coadjuvante da dieta e do exercício. Ozempic® não é aprovado para o controle de peso ou para uso em adultos que não têm diabetes tipo 2.”

Ainda sobre o tratamento da obesidade ou sobrepeso, a farmacêutica reforçou a necessidade de acompanhamento médico e o trabalho complementar com outros tipos de cuidado como o exercício físico e a dieta.

“Sobre a crítica em relação aos pacientes que fazem uso de medicamentos para tratar obesidade e ou sobrepeso, a Novo Nordisk destaca que a obesidade é uma doença crônica, multifatorial, recorrente, progressiva e neuroquímica [...]. Como qualquer outra doença crônica, como, por exemplo, a hipertensão, deve ser tratada por tempo indeterminado e com o devido acompanhamento médico.”, escreveu a Novo Nordisk.

A empresa citou ainda a diferença entre dois medicamentos produzidos pela própria: O Ozempic e o Wegovy. Ambos são produzidos à base do mesmo composto: a semaglutida. No entanto, diferente do irmão mais famoso, o Wegovy é utilizado justamente para o controle da obesidade e sobrepeso.

“No Brasil, o Wegovy (semaglutida 2,4 mg) foi aprovado pela Anvisa em 2 de janeiro de 2023 como uma inovação significativa no tratamento de obesidade e sobrepeso e disponibilizado nas farmácias brasileiras a partir de julho deste ano. Trata-se do único medicamento aprovado para tratamento da obesidade que apresentou resultados inéditos na redução de peso e proteção cardiovascular”, afirma a farmacêutica.

NUTRICIONISTA X MÉDICO

A discussão entre os profissionais da saúde, Daniel Cady e Gabriel Almeida, começou após uma fala do nutricionista no Jornal Metrópole, onde ele aponta que costuma recomendar que as pessoas recorram a dieta e acompanhamento médico e nutricional antes dos medicamentos, ressaltando que o Ozempic é utilizado para o tratamento de diabetes.

Em resposta, o médico Gabriel Almeida rebateu a fala alegando que o nutricionista “não tem competência” para opinar sobre a temática. O médico também afirmou que Cady “precisa estudar” e defendeu o uso de medicações para o processo de emagrecimento.

Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa Curso de Inglês com a Gringa - Fique fluente sem sair de casa
Eduardo Spek - Engenheiro de Software