Considerado o pai do arrocha, Jailton da banda Asas Livres pode receber Comenda 2 de Julho da Alba; saiba mais
A contribuição de Jailton Santos Barbosa, o Jai, para a música baiana pode ser reconhecida na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
O músico, responsável por fundar a banda Asas Livres, considerada a primeira banda de arrocha da história, deve ser reconhecido com a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria concedida pela Alba a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado.
A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) no início do mês. De acordo com o deputado, o trabalho prestado por Jailton ao longo dos 38 anos de trajetória foi de extrema importância "para divulgação da cultura baiana, além de diretamente e indiretamente contribuir para a economia e geração de empregos na Bahia através de seus eventos musicais".
"Por essa razão, entendo como imprescindível que reconheçamos a importância do homenageado por meio de concessão da Comenda 2 de Julho, a maior honraria de nosso Estado, ao que conto com o apoio dos nobres Pares para a sua aprovação", reforça o deputado, que ainda citou na justificativa os principais sucessos da banda como 'Tudo Azul', 'Cristina', 'Leribi', CDs & Livros' e 'Amo em Silêncio'.
Atual formação da banda Asas Livres com os cantores Deja e Dan (Foto: Instagram)
Em entrevistas, Jai já revelou como criou o estilo. Ao BahiaCast, o músico contou que a ideia do arrocha surgiu através de um presente do pai, uma fita K7 de seresta com uma programação de teclado. Dali, o baiano pensou em extrair um estilo diferenciado e misturar com elementos já presentes na música baiana.
"Com essas batidas, só dá para os coroas dançarem, para lá e para cá [...] Usei o mesmo chimbau da seresta e troquei —em vez de quatro batidas, ficaram três. Nisso, inseri uma caixa. Depois, moldei o baixo e cheguei no que eu queria", disse ele no caminho para descobrir o ouro.
O ritmo, que nunca deixou de ser escutado na Bahia, ganhou o Brasil com mais força nos últimos anos. Para se ter uma ideia do impacto do gênero no estado, das 10 bandas mais contratadas durante o São João na Bahia, 5 eram artistas de arrocha e o grupo Toque Dez foi líder de contratações.
Na plataforma 'Sua Música', o Arrocha é o estilo mais ouvido do mês e tem seis CDs entre os mais ouvidos, um deles o do forrozeiro Wesley Safadão, que decidiu abraçar o gênero e lançou o projeto 'Arrocha Safadão', com nomes como Nattanzinho Lima, entre os destaques.
LEIA TAMBÉM
Com benção de Nara Costa, Symone Morena se torna destaque feminino na nova geração do arrocha: "Minha ficha não caiu"
Ouvido mais de 38 milhões de vezes na web, destaque do arrocha Natanzinho Lima revela: "Meu sonho era ser caminhoneiro"
Revelação do arrocha em 2024, Netto Brito sonha em se consolidar na música e celebra agenda com mais de 40 shows
Do "lado de lá", artistas do sertanejo passaram a abraçar o gênero. Desde versões de arrocha, como Gusttavo Lima gravando 'Fui Fiel', sucesso na voz de Pablo, a Marília Mendonça em parceria com Tierry em 'Hackearam-me' e com Tayrone na música 'Cê Tá Preparada'. Outros sertanejos também embarcaram no estilo mais sensual e no 180º, 180º, 360º.
No Sudeste, é possível ver que o arrocha já faz parte da realidade de alguns. No início do mês, por exemplo, o feirense Thiago Aquino gravou o DVD 'Hoje É Dia de Favela' em Paraisópolis, em São Paulo. A entrada de um ritmo 100% regional no mercado do Sudeste é um grande feito celebrado pela nova geração, mas que só foi possível pelo trabalho de artistas como Jai e Pablo, na época do Asas Livres, de Silvanno Salles, Tayrone e entre outros.
Foto: Instagram
"Eu fico muito feliz em ver o arrocha crescendo, ver os meus amigos aí também na batalha com ele atrás. Eu acho que era isso que estava precisando no arrocha, eu sentia falta disso, e hoje, graças a Deus a galera está se unindo mais, tá todo mundo junto, na mesma sintonia. E isso ainda mostra pra gente que a união faz a gente chegar aqui”, afirmou Nadson O Ferinha ao BN.