Conheça a Karekinha Jiu-Jitsu, projeto social que promove o esporte entre as crianças do Farol de Itapuã

Publicado em 23/11/2024 às 03:01:43
Conheça a Karekinha Jiu-Jitsu, projeto social que promove o esporte entre as crianças do Farol de Itapuã

Um projeto criado em 2007 tem impulsionado a prática esportiva em Salvador, principalmente, na comunidade do Alto da Bela, em Nova Brasília de Itapuã. A academia Karequinha Jiu-Jitsu, do mestre Otávio Carvalho, influencia crianças e jovens a conhecerem a arte marcial.

A ideia foi iniciada pelo atleta e atual campeão brasileiro na Categoria Faixa Preta Master 7 Pesado, com seu filho Danilo Carvalho.

Foto: Divulgação / Karequinha Jiu Jitsu

O co-idealizador da equipe, em entrevista ao BN, contou um pouco da história do projeto e sobre a influência do esporte na vida e no entorno da comunidade.

"O jiu-jitsu é um esporte caro. Quando o mestre deixou a antiga equipe dele, em 2007, ele criou a Karekinha Jiu-jitsu no Farol de Itapuã, com a meta de promover o esporte como meio de tirar os jovens das ruas e das drogas. Meu pai viu a necessidade de levar o jiu-jitsu para a comunidade, onde os jovens não tinham como pagar uma mensalidade alta no esporte. O princípio da academia é de ver as crianças estudando. Além disso, a gente pede um feedback muito importante para os pais, para ver se as crianças estão se comportando dentro de casa e nas escolas. Fazemos reuniões mensais ou semestrais para analisar notas e comportamentos com os responsáveis", afirmou Danilo.

Foto: Divulgação / Karequinha Jiu Jitsu

Além disso, o também responsável pelo funcionamento da Karequinha relatou de que forma a academia se mantém e quais os objetivos futuros para a equipe de jiu-jitsu.

"Alunos antigos, que se tornaram adultos, estão sempre contribuindo de alguma forma, principalmente financeira. Trabalhamos com vaquinhas, rifas e algumas ajudas de alguns comerciantes que nos ajudam, isso tudo para colocar as crianças nas competições. Esse ano nós conseguimos levar medalha de ouro, com o nosso mestre, no Campeonato Brasileiro da CBJJ, federação importante para os atletas de jiu-jitsu. Temos muitos atletas que sempre se destacam”, continuou o administrador.

Com o crescimento da Karequinha, o mestre Otávio e Danilo expandiram o projeto para mais três locais, ainda em Itapuã. Contando com pouco mais de 150 alunos, os criadores afirmaram que apenas 30% dos pequenos atletas pagam mensalidade, sendo o valor irrisório.

Foto: Divulgação / Karequinha Jiu Jitsu

"Tudo começou na sala do meu tio, com carpetes e muito cheiro de urina de cachorro. Depois fomos para um quadradinho na garagem, com alguns tatames de 1cm, vindo de doação. Hoje vivemos de rifas, vaquinhas, tudo para comprar nosso primeiro tatame oficial, de 3 cm. Atualmente, temos três Centros de Treinamentos e em torno de 120 a 170 atletas, sendo que 70% deles não pagam academia, recebemos apenas de 30% dos alunos. O valor é irrisório, visando manter a água e a luz dos CTs”, finalizou.

Neste domingo (24), a Karequinha Jiu Jitsu vai preparar um evento de mudança de faixa para os alunos. A cerimônia que sinaliza a evolução dos alunos começa às 8h, na Associação dos Ex-Combatentes, em Itapuã.