Com temor de invasão do Congresso, Polícia Legislativa afasta indígenas e manifestantes com bombas de fumaça e gás

Publicado em 10/04/2025 às 22:46:45
Com temor de invasão do Congresso, Polícia Legislativa afasta indígenas e manifestantes com bombas de fumaça e gás

Um confronto entre dezenas de indígenas e as polícias legislativas do Senado e da Câmara dos Deputados marcou o início da noite desta quinta-feira (10) em Brasília. A Polícia Legislativa relatou que os manifestantes forçaram a entrada no Congresso Nacional, rompendo os gradis de proteção, o que levou à reação com bombas de efeito moral.

Os indígenas, que participam do Acampamento Nacional 2024, mobilização que reúne representantes de diversas regiões do país, protestam contra o marco temporal e em defesa dos direitos constitucionais dos povos originários.

Durante a tarde, o grupo realizou uma marcha na Esplanada dos Ministérios, acompanhada pela Polícia Militar do DF. Ao chegarem ao Congresso, teriam tentado ingressar no edifício, segundo a Polícia Legislativa, o que resultou na ação das forças de segurança.

O uso de bombas de gás para dispersar os manifestantes causou tumulto e demandou atendimento médico a vários indígenas, com o Corpo de Bombeiros prestando socorro.

A Polícia Militar do Distrito Federal declarou que a situação foi rapidamente controlada. A Esplanada dos Ministérios foi interditada ao tráfego nas imediações do Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, gerando congestionamento na área.