CFM cria Comissão de Saúde e Espiritualidade; grupo vai realizar pesquisas e debates de casos clínicos

Publicado em 17/03/2025 às 17:41:50
CFM cria Comissão de Saúde e Espiritualidade; grupo vai realizar pesquisas e debates de casos clínicos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) oficializou a criação da Comissão de Saúde e Espiritualidade, sediada em Brasília, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a influência da espiritualidade na prática médica. A iniciativa, que já estava em discussão desde o final do ano passado, foi formalizada por meio de portaria aprovada nesta última semana.

De acordo com Rosylane Rocha, coordenadora da comissão, o grupo buscará promover pesquisas e debates sobre o tema, visando fornecer aos médicos informações atualizadas e relevantes para a abordagem da espiritualidade no contexto clínico.

"A comissão tem como objetivo munir o CFM com as mais recentes descobertas em pesquisa, auxiliando os médicos de todo o país a compreenderem melhor o conceito de espiritualidade e como integrá-lo à sua prática", explica Rosylane Rocha.

A oração, por exemplo, será um dos temas investigados pela comissão, considerando estudos que apontam para a liberação de neurotransmissores associados ao bem-estar durante a prática da prece.

A comissão ressalta que a espiritualidade, em seu escopo de estudo, transcende a religiosidade. O foco principal será analisar como a prática da espiritualidade pode impactar positivamente nos resultados clínicos dos pacientes.

"É importante destacar que espiritualidade não se resume a crenças religiosas. Nossa comissão é composta por médicos e pesquisadores de diferentes credos, e o que nos interessa é investigar os efeitos da prática da espiritualidade nos casos clínicos", conclui Rosylane Rocha.