Cerca de 5 mil vagas continuam disponíveis para atendimentos de saúde voltada para mulheres na Bahia

Publicado em 14/03/2025 às 20:23:50
Cerca de 5 mil vagas continuam disponíveis para atendimentos de saúde voltada para mulheres na Bahia

A ação Março Mulher, promovida pelo Governo do Estado em Salvador, ainda dispõe de mais de 5 mil vagas para atendimentos de saúde. A iniciativa, que se estende por todo o mês, oferece uma variedade de serviços focados na saúde e bem-estar feminino.

Os atendimentos serão realizados nas policlínicas de Narandiba e Escada, em três finais de semana de março: 15 e 16, 22 e 23, e 29 e 30. O agendamento é feito exclusivamente online, através do site ba.gov.br, permitindo que cada usuária selecione até três serviços, além da data e turno de sua preferência. Estão disponíveis vagas para cirurgias gerais (histerectomia, vesícula, hérnias), exames laboratoriais, eletrocardiograma e mamografias.

No total, a ação na capital baiana oferecerá 23 mil atendimentos, incluindo mamografias, ultrassonografias, eletrocardiogramas, consultas com mastologistas, ginecologistas, cirurgiões gerais, oftalmologistas e nutricionistas, além de preventivos, exames laboratoriais e serviços odontológicos.

Além de Salvador, 24 municípios baianos receberão ações intensificadas de atendimento à mulher, em parceria com as Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres. Em nove cidades-sede de policlínicas regionais – Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Salvador, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista – será realizado o Dia M, nos dias 22 e 23 de março, reforçando os serviços de saúde voltados ao público feminino. Outros 15 municípios terão atividades intensificadas, articuladas em parceria com as prefeituras.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) também está promovendo exames de mamografia itinerantes. Unidades móveis percorrerão 24 municípios, incluindo Manoel Vitorino, Boa Nova, Itagibá, Maracás, Conceição do Coité e Araci, com a expectativa de realizar 26.439 exames de mamografia.