Casa de Jorge Amado em Ilhéus é arrombada e tem parte do acervo furtado

A casa em Ilhéus, Bahia, onde o renomado escritor Jorge Amado passou sua infância e que hoje abriga um museu dedicado à sua memória, foi alvo de um arrombamento na última sexta-feira (4). A ação criminosa resultou no furto de itens do acervo do autor, além de danos à estrutura do imóvel.
As autoridades policiais ainda não identificaram os responsáveis pelo crime, que danificaram portas e vidros do primeiro andar da residência. Segundo a Prefeitura de Ilhéus, entre os objetos subtraídos, destaca-se uma televisão e outros materiais que estavam em uma vitrine protegida.
A prefeitura informou, por meio de nota, que está avaliando os prejuízos e tomando as medidas necessárias junto aos órgãos de segurança pública. O imóvel, que está localizado no centro da cidade, havia sido interditado em janeiro para passar por um processo de restauração.
Desde a interdição, a maior parte do acervo de Jorge Amado, incluindo livros, esculturas e móveis que pertenceram ao escritor e sua família, está em exibição no Teatro Municipal, situado próximo à residência. A delegacia de Ilhéus está investigando o caso.