Botafogo terá homenagem a Manga em camisa de jogo da Libertadores

Publicado em 08/04/2025 às 21:35:48
Botafogo terá homenagem a Manga em camisa de jogo da Libertadores

Em luto pela morte de Manga, aos 87 anos, o Botafogo prestará uma homenagem ao ídolo nesta terça-feira (8), durante a partida contra o Carabobo, no Nilton Santos, pela fase de grupos da Libertadores. O clube exibirá um selo especial na manga da camisa, com a imagem da mão do ex-goleiro adornada com uma estrela e seu nome abaixo.

O tributo ficará posicionado acima do patch alusivo ao título da Libertadores. A arte foi divulgada inicialmente pelo programa "Seleção SporTV". Manga, que faleceu no Rio de Janeiro, é reverenciado como um dos maiores nomes da história do Botafogo, com passagens marcantes também por Internacional, Nacional-URU e seleção brasileira.

O Botafogo comunicou o falecimento, sem divulgar a causa. Manga estava internado no Hospital Rio Barra, na Barra da Tijuca. O velório está marcado para a manhã desta quarta-feira (9), na sede do clube.

De 1959 a 1968, Manga defendeu a meta do Botafogo, integrando o time que contava com craques como Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo, e conquistando os bicampeonatos cariocas de 1961/62 e 1967/68.

Além de ter sido o goleiro titular da seleção brasileira na Copa de 1966, Manga acumulou títulos pelo Internacional, com o bicampeonato brasileiro de 1975 e 1976, e pelo Nacional, onde venceu quatro campeonatos uruguaios, a Libertadores de 1971 e o Mundial Interclubes do mesmo ano.

Em reconhecimento à sua trajetória, o Dia do Goleiro no Brasil foi instituído em 26 de abril, data de seu aniversário. Natural de Recife, Manga iniciou sua carreira no Sport antes de se consagrar no Botafogo. Após um período no futebol uruguaio, retornou ao Brasil para brilhar no Internacional. Passou ainda por Operário-MS, Coritiba e Grêmio, encerrando sua carreira no Barcelona-EQU em 1982.